sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Um bom exemplo para alargar horizontes

À falta de outra utilidade, o Parque Industrial da Gemieira virou local de feira e festa do artesanato e das colheitas. Se pensam que vou criticar desenganem-se: é uma boa iniciativa e tomara qualquer outra freguesia ter um espaço assim para promover as suas actividades, a cargo como é moda de associações culturais.
Aliás aquela ocorrência, não vá descambar para mais uma feira de trapos e sapatos, não desvirtuou o espaço e até leva a que muita gente, que doutra maneira lá não iria, poder ver as possibilidades e o estado lastimável em que vai ficando por falta de ocupação. Nos jardins de uma fábrica que nunca arrancou em vez de flores há mato.
A este parque falta ocupação, mas o que falta em muitas aldeias deste concelho centralista não são mais parques industriais, o que seria insensato, mas espaços desafogados da natureza dos seus arruamentos que permitam realizações festivas, mas não só, sejam locais que possam polarizar muitas iniciativas e constituir o embrião de um centro cívico.
Na maioria do concelho praticamente nada foi feito desde os velhos largos de Freixo e de S. Martinho, este o único com um novo anexo. Até em Refoios, com um pólo universitário, o que existe está atrofiado. Mesmo Arcoselo, hoje Vila tão perto da sua madrasta é um labirinto que não abre horizontes, nem promove o progresso.
Em todo o concelho só encontramos quelhas, ruelas e quingostas, caminhos atrofiados por valados, silvados e muros a cair. A única preocupação por esse concelho além foi asfaltar o caminho para a casa de cada um, colocar um poste de iluminação à porta, nem que a caixa do correio fique no adro da Igreja.
Não é possível por uma auto-estrada à porta de cada um, nem as pessoas querem. Mas é imperioso rasgar, alargar, não estar preso a interesses mesquinhos, imediatos, que as pessoas só lentamente se vão apercebendo da importância, da valorização que se consegue com bons acessos. Já vamos estando longe dos tempos em que as pessoas morriam só por saber que iam ficar privadas de um metro de terra, nem que ele fosse pago a peso de ouro.