sexta-feira, 1 de setembro de 2006

A falta de organização do espaço das Feiras Novas

Eu gosto das Feiras Novas, não lhes “quero” grandes mudanças, mas devemos readaptar e melhorar a organização face às novas condições que os tempos vão impondo.
Antigamente os “brinquedos” das Feiras Novas vinham para cá e iam-se para casa em camiões alugados e até davam bastante trabalho aos nossos camionistas.
Mas hoje os proprietários dos “brinquedos” têm autênticas frotas que carregam a casa às costas. Como já se vêm desde há dias, desde quase um mês antes das festas, há camiões estacionados no areal.
Serão dezenas dentro em pouco, mais as roullotes, autênticos hotéis ambulantes. Formarão uma cintura entre a feira e o rio.
Entupirão tudo, não deixarão chegar junto ao rio uma ambulância ou um salva-vidas, ocuparão parte significativa do areal, impedindo a sua fruição e a transferência para lá dos que se instalam na Av. de Plátanos. Não deixarão ver o fogo do areal.
Visto da Ponte Medieval, o espectáculo mais parece um acampamento sem organização, selvagem, do que uma feira.
Devido a isto eu propunha que, como não se podem mandar aqueles veículos para o Parque de Transportes da Ribeira que está ocupado com o lixo da sua limpeza, enviem-nos para o Parque Industrial da Gemieira, que afinal tem lá espaço suficiente para tudo. Este conselho é grátis, daqueles mesmo grátis.