terça-feira, 24 de abril de 2007

O sucesso deste sarrabulho não é o sucesso de Ponte de Lima

Cada pessoa já tem sucesso se conseguir atingir boa parte dos objectivos que fixou e vai continuamente fixando para a sua vida. No entanto há uma outra forma de avaliar o sucesso que não passa pelo grau de satisfação/insatisfação de cada um.
É o sucesso mediático, que normalmente obriga as pessoas a distorcer o seu percurso de vida, a concorrer para um espectáculo que não será o mais adequado ao equilíbrio da sua vida. O difícil é conciliar as duas formas de sucesso. Quando uma, a mais fácil, compensa a outra diz-se que a pessoa vendeu a alma ao diabo.
Um Concelho, uma Vila são organismos vivos que têm alma, a alma do lugar, inviolável e imanipulável. Também essa alma tem os seus motivos de satisfação e insatisfação.
O mediatismo faz com que a estas almas sejam assacados outros objectivos com que aparentemente se vai identificando. Na verdade a alma vai digerindo, digerindo, até chegar ao que é realmente intragável. Daí ao enjoo e ao vómito vai um passo.
Os dilemas destas almas são muitos. Na gastronomia passa por: Ou criar bízaros com alimentação própria, estabelecer uma linha de produção, definir um padrão de qualidade, optar por uma clientela mais exigente e que pague o cuidado; Ou por gastar suínos e sangue espanhóis, criados intensivamente e sem grandes primores, vendidos a preços de concorrência e optar por uma clientela massiva, disposta a comer “bem” e gastar pouco.A alma intangível do lugar por que lado estará? Por quem a quer mostrar mais purificada e bela, mas sem sucesso aparente ou por quem a quer manter escondida, sacrificando-a a uma aparência de sucesso, para não matar a galinha dos ovos de oiro? A alma pura ou a alma mediatizada? A verdadeira Alma sofre, tem o sucesso que lhe atribuem, mas nunca se deixará vender.