sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Quem vence: O estacionamento ou os espaços verdes?

A escola pré-primária de Ponte de Lima foi implantada num terreno que faz gaveto entre a Via do Foral de D. Teresa e a Rua do Sobral, tendo a sua saída para àquela Rua e ficando o terreno sobrante ajardinado com erva.
Em frente da escola o passeio foi reduzido a metade ficando o restante para paragem, que não para estacionamento, que não tem largura, dos carros das pessoas que vão buscar os filhos à escola.
Até aqui tudo bem. Só que nesse reduzido espaço colocaram agora umas laranjeiras, de que se não contesta o valor, mas que anularam o efeito que se tinha alcançado com aquele local de paragem: permitir que na Rua do Sobral se pudesse transitar nos dois sentidos sem constrangimentos em horas de ponta.
Só podemos pensar que são vereadores e serviços camarários diferentes que superintendem nas questões de trânsito e nos espaços verdes e que entre eles há a mais absurda desconexão.
Já quando se abriu a Rua do Sobral se poderia ter deixado espaço para estacionamento e passeio que chegasse para lá colocar árvores. Afinal o terreno ao lado não tem servido para nada e até os cachorros, a atendermos aos sinais que lá estão, estão proibidos de lá entrar, mesmo acompanhados.
Se é para que esse terreno fique limpinho para os forasteiros lá piquenicarem, estão ponham lá mais umas árvores e as correspondentes mesas e bancos a preceito.