sexta-feira, 9 de março de 2007

A deslealdade não tem limites

Vou ser indiscreto ao publicar aquilo que nem confessar se deve. No Alto Minho os concelhos do Parque da Peneda Gerez são e em particular Arcos de Valdevez é para mim o verdadeiro coração da região, o mais bonito lugar, mais telúrico, mais virginal.
As suas gentes não se distinguem sobremaneira das nossas, pelo que não me caberia fazer juízos de valor. Mas esta ideia, decerto de alguns espertos da Vila, de querer alguma benesse na saúde, à custa de Ponte de Lima, parece-me desleal, além de ser absurdo pô-los em concorrência.
Não fora isto e eu chamar-lhe-ia direito e não benesse. Maugrado realidades diferenciadas têm de ter soluções diversas e sem querer dizer que aqui as soluções não deveriam ser iguais, acho que o problema não está na distância Arcos de Valdevez a Ponte de Lima, como não está na de Ponte de Lima a Viana.
O problema está em que Arcos de Valdevez, se tem só cerca de metade da população de Ponte, tem uma extensão muito superior, uma configuração geográfica que dificulta a comunicação, um povoamento mais disperso.
O exemplo da Várzea, indicado nas televisões também não é o mais adequado. Eu perguntaria se da Várzea a Ponte de Lima pelo Lindoso não será para uma ambulância semelhante em tempo a um percurso Várzea Soajo aos Arcos, por Ermelo ou pelo Mezio?
Infelizmente os Arcos de Valdevez tem um argumento, a beleza, que em lugar de lhe ser favorável, lhe é prejudicial, porque condiciona, afasta, repele a presença humana, o que lhe não dá a dimensão populacional que a outros níveis alcança. Mas não se pode ter tudo, haja saúde!